quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Autismo: terapia com os golfinhos


 
Fonte: Sapo- Saúde

Há milhares de anos que os golfinhos têm sido uma fonte de fascínio para os humanos. Algumas pessoas acreditam que o contacto com os golfinhos pode ter um efeito terapêutico para aqueles que sofrem uma escala de circunstâncias físicas e psicológicas.A interacção entre os humanos e os golfinhos remota já desde os tempos mais antigos. Conta-se a história de uma criança na Grécia,  Dionísio, que tinha como amigo um golfinho. Ia buscar a criança todos os dias á praia e levava-o às costas para brincarem no mar. Era um fenómeno local, todos sabiam e iam ver. Um dia o golfinho foi buscar o rapaz, mas avançou para muito perto da praia e ficou preso na areia. Como já não era novidade, não estava ninguém na praia. O menino tentou, sozinho, levar o golfinho de volta para o mar. Mas não tinha a força necessária, e o golfinho acabou por morrer.No mundo inteiro contam-se as mais diversas histórias sobre os golfinhos.

Nestes últimos anos, houve uma pesquisa na terapia com golfinhos, e aqueles que a receberam podem testemunhar os seus benefícios. A terapia com golfinhos é uma hipótese para jovens e adultos com condições diferentes, tais como autismo, síndroma de Down, paralisia cerebral, paralisia muscular, depressão, etc.
O que envolve?
A terapia com os golfinhos é muito mais do que nadar ou estar em contacto com eles. Todos os programas são acompanhados por terapeutas que observam cada paciente em particular, para assim os enviarem para específicos programas de tratamento de acordo com as necessidades de cada um.
Como funciona?
A terapia com golfinhos não tem como finalidade a cura, mas antes ajudar a aliviar sintomas. Amostras de sangue feitas antes e depois desta terapia mostraram que há uma enorme mudança a nível hormonal e enzimático naqueles que nadaram com os golfinhos. Como é que isto é possível ainda não é completamente conhecido. Algumas teorias avançam com base nos seguintes pontos:
- Terapia em ambiente agradável. Encontros com golfinhos evocam uma profunda resposta emocional e suscitam a libertação de emoções e sentimentos.
- Os golfinhos conseguem perceber as áreas de deficiência e trauma físico no corpo humano e motivam as crianças a usarem essas partes.

O Som
O princípio curativo é semelhante ao da terapia com som. Os ritmos e as vibrações facilitam as mudanças de humor. De acordo com o Dr. Cole, presidente da fundação "Aquathrough", nadar com golfinhos pode criar mudanças fisiológicas em células e tecidos do corpo humano. Explica também que os golfinhos têm um sonar natural e emitem ondas ultra sónicas para localizar coisas e comunicar (ecolocalização – explicada num post anterior)
Os sons emitidos pelos golfinhos são tão intensos que podem causar "cavitação" criando orifícios na estrutura molecular de fluidos e tecidos moles. Dr.Cole acredita que as frequências de sinal emitidas pelos golfinhos podem provocar um efeito profundo no cérebro humano modificando a actividade de ondas cerebrais. Foi notado que há uma maior sincronização entre o lado direito e esquerdo do cérebro: este pode facilitar o processo de aprendizagem.



Fonte: Sapo- Saúde


Em Portugal, um dos casos mais mediáticos sobre este tema foi o caso do menino açoriano, o Afonsinho. Certo dia o seu pai, psicólogo numa escola, estava á janela pensando como entrar em contacto com Robiyn, responsável pela associação Renaskigi, e uma colega de trabalho convidou-o para uma palestra. Quando ela disse que o orador era o Robiyn aceitou logo. A partir dai ele, a esposa e o seu filho, Afonsinho, começaram a frequentar os cursos ministrados por Robiyn. Afonsinho era autista. O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta tipicamente antes dos três anos de idade. Compromete todo o desenvolvimento psiconeurológico, afectando a comunicação e, assim, o convívio social. Apesar de ser irrequieto e perturbar as aulas, as melhoras eram evidentes.

Em 2000 viajaram até aos Açores para participarem num workshop – Harmonia com a natureza e o próximo – Nesse workshop estava organizado um trabalho de interacção com os golfinhos que vivem no mar alto. Os golfinhos vinham ter com eles e brincavam. Afonsinho adorou cada momento que esteve perto daqueles animais carinhosos e brincalhões.

No dia a seguir, o pai apercebeu-se que o seu filho estava a agir de forma diferente. Afonsinho, naquela altura com três anos e meio, nunca se tinha deixado beijar ou tinha beijado alguém. Nesse dia beijou o pai pela primeira vez.

Para Robiyn, as melhoras que ocorreram com o Afonsinho começaram com a prática das actividade dos workshops, mas culminaram com a ida aos Açores e a interacção com os golfinhos. Existem alguns casos de crianças autistas que fizeram a mesma terapia com golfinhos e não obtiveram os resultados iguais aos de Afonsinho. É que hoje ele é uma criança “normal”, vai á escola, tem amigos e adora brincar.

Possível Teoria

Esta interacção entre os animais e o homem está a receber uma especial atenção por parte da medicina. Os resultados desta terapia já são visíveis em casos como o autismo, a surdez e o síndrome de Down.Segundo alguns médicos e psicólogos do Centro de Terapia Golfinhos-Humanos de Miami, existem várias teorias sobre o fenómeno. Uma das possíveis explicações é que os golfinhos utilizam a sua capacidade sonar para identificar desordens neurológicas nas pessoas.Mas segundo esta teoria, esses sons emitidos pelo golfinho deve ter também a capacidade de curar, já que ao se reflectirem nos objectos regressam para eles e são captados pela mandíbula inferior, que, por sua vez, vai transmitir a informação sonora ao cérebro. Desta forma, o golfinho consegue criar imagens sonoras a partir dos diferentes objectos atingidos pelo seu sonar (estrutura molecular dos fluidos e tecidos macios).

Através dos resultados de alguns testes sobre a interacção dos golfinhos e pacientes que sofrem de cancro, concluiu-se que ocorreu uma espontânea e inexplicável regressão da doença.

Os médicos mais cépticos, acreditam que os resultados desta terapia deve-se simplesmente à sensação de relaxamento proporcionada pela interacção com estes animais. O relaxamento estimula o sistema imunológico, o qual é o responsável pelas reacções do organismo humano.

3 comentários:

  1. Boa tarde, sou estudante de Terapia da Fala e estou a realizar uma investigação sobre este tema que apresentou. Gostaria de saber em que locais em Portugal podemos encontrar a Terapia assistida por Golfinhos. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acho que isto é nos Açores. São Miguel? Os Açores é o sitio do mundo onde tem mais variedades de espécies de golfinhos. Eu gostava muito de lá ir : )

      Eliminar
    2. acho que isto é nos Açores. São Miguel? Os Açores é o sitio do mundo onde tem mais variedades de espécies de golfinhos. Eu gostava muito de lá ir : )

      Eliminar