quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Autistas famosos: Jerry Newport (5.08.1948) ; Matthew Savage (1992) ; Tito Rajarshi Mukhopadhyay (1989)

Jerry Newport (5.08.1948)

Foi-lhe diagnosticado sindrome de Asperger em 1995.
Jerry Newport e conhecido pela sua capacidade de executar calculos extremamente dificeis apenas pela sua cabeca. E licenciado em Matematica pela Universidade de Michigan, onde foi tambem um membro da Delta Chi Fraternidade.
Trabalha como free-lance accounting, participa em palestras sobre Autismo/Asperger pelos Estados Unidos e tambem escreve para revista Autism Asperger´s Digest Magazine.
E casado com Mary Newport que tambem tem Sindrome de Asperger. Escreveram juntos o livro "Autism-Asperger´s and sexuality puberty and beyond". A vida dele e retratada no filme "Mozart and the Whale".






Matthew Savage (1992)
Aos 3 anos Mattew Savage foi diagnosticado com uma perturbacao de espectro autista. Nesta fase Matthew nao suportava sons, mas com a terapia de integracao auditiva conseguiu ultrapassar este problema. Os pais de Mattew usaram a fascinacao do menino por palavras e, exploram o seu lado visual, para estimular e complementar as actividades.
No Outono de 1999 comecou a estudar no “
New England Conservatory of Music" em Boston . Apesar da sua tenra idade e da sua perturbacao, Matthew compoe musica e tem um trio de jazz. " The Matt Savage Trio" participa em festivais de Jazz e da concertos, sempre lotados, pelos EUA e Canada. Ja lancou tres CDs e o dinheiro arrecadado com a venda foi doado para pesquisas sobre autismo. Matt continua com dificuldades de comportamento, fixacao por certos assuntos, com dificuldade para se desligar deles. Por vezes nao compreende o que falam com ele ou compreende de maneira diferente.

Tito Rajarshi Mukhopadhyay (1989)
Por volta dos tres anos foi-lhe diagnosticado autismo classico.
Tito balanceia-se, gira, faz movimentos estereotipados, faz barulhos estranhos, nao consegue ler expressao do rosto de outras pessoas, nao mantem contacto ocular. Embora tenha um autismo classico ele consegue expressar os seus pensamentos e sentimentos. Descreve, atraves, da escrita como se sente preso a um corpo autista. Segundo Tito, o balancear e a execucao de movimentos estereotipados servem para conseguir sentir o seu corpo; nao faz contacto ocular porque so consegue processar um sentido de cada vez, ou seja, nao consegue ver e escutar ao mesmo tempo.
Tito e fluente em ingles e bengali (tem dificuldades para falar e ser compreendido; escreve muito bem e e mais facil para ele escrever no computador) tem dois livros publicados: “Beyond the silence: My life, the world, and autism” e “The mind tree: A miraculous child breaks the silence of autism”.
Tito conseguiu superar as barreiras que o autismo lhe proporcionou gracas a mae Soma Mukhopadhyay que desenvolveu uma maneira de ensinar e comunicar com o filho chamada "The rapid Prompting Method".


Sem comentários:

Enviar um comentário