quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pesquisa mostra maiores índices de autismo em regiões da Califórnia


A maior incidência de crianças autistas no Silicon Valley, polo da indústria de informática na California, tem fomentado muitas teorias. Haveria um "gene nerd"? Talvez poluição de metais pesados?

Um estudo realizado pelo Instituto MIND, da Universidade da California, não observou diferenças, por exemplo, entre essa região e Sacramento ou o Sul da California. Essa pesquisa mostrou que certas regiões daquele Estado apresentam, sim, maiores índices de ocorrência de autismo - principalmente, de diagnósticos precoces. No entanto, segundo os pesquisadores, tais dados não indicariam focos de uma "epidemia de autismo".

Para eles, essas ocorrências não se relacionam a poluentes ambientais específicos: essas regiões não mostraram ocorrências de toxinas correspondente entre si; um dado que chama a atenção é que as crianças com autismo nessas áreas são brancas e seus pais têm maior nível escolar. Na opinião dos estudiosos, "nos EUA, as crianças cujos pais são mais velhos, brancos e têm maior escolaridade têm maior probabilidade de receber diagnóstico de autismo." As crianças que moram nessa áreas têm o dobro de chance de serem diagnosticadas. Para a maioria dos epidemiologistas que analisaram os dados do Departamento de Serviços de Desenvolvimento da California, isso não é uma surpresa. A Dra. Karla Van Meter, coordenadora da pesquisa, diz que, "se você é mais educado, tem maior chance de obter sucesso em negociar atendimento com o Governo". Ela ainda cogita que pais com menores níveis de escolaridade têm menos probabilidade de buscar ajuda profissional se a sua criança mostra sinais precoces deproblemas de desenvolvimento.

De acordo com o blog Left brain rigth brain, já em 1997 a blogueira Autism Diva indicava a maior incidência nessas áreas, como pode ser visto no mapa. O Centro Regional Centro-Sul, área de população predominantemente não-branca, mostra uma prevalência de 33 para 10 mil. Já o Centro Regional Westside, com maior proporção de famílias brancas, mostra uma prevalência de 84 para 10 mil.

Uma relação similar entre autismo e educação parental tem sido observada em outras nações mas, na Dinamarca, em que todas as crianças têm acesso a saúde pública de qualidade, a distribuição do autismo nas classes sociais é equivalente.

Então, fica a pergunta: os autistas pobres dos Estados Unidos e outros países, crianças e adultos, estão sem diagnóstico? Como fica no Brasil?

Autism Clusters Found: areas with high incidence of autistic children
http://leftbrainrightbrain.co.uk/?p=3959

http://leftbrainrightbrain.co.uk/?p=3959
| Left Brain Rigth Brain | 1/1/2010 |

What causes 'autism clusters'?
http://www.theweek.com/article/index/104982/What_causes_autism_clusters

| The week | 12/01/2010 |

Autism clusters tied to educated parents
http://www.theglobeandmail.com/life/health/autismclusters-tiedto-educatedparents/article1423679/

| The Globe and Mail | 8/1/2010 |

Respeite nosso trabalho. Se for copiar algum texto, cite-o como sua fonte e coloque um link para o Crônica Autista: http://cronicaautista.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário